quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Orson Welles e a Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos é um livro de ficção escrito por H. G. Wells e conta a história de extraterrestres vindos de Marte para atacar o planeta Terra.
E um dia antes do Hallowen de 1938 inspirado no livro de Wells, Orsen Welles narrou essa história para os ouvintes da rede CBS e causou grande alvorosso nas cidades e áreas rurais, pois muitas pessoas não notaram que era apenas uma história de ficção.
De uma certa maneira e por causa de vários fatores a audiência da rádio aumentou muito e perceberam assim a força da existência da rádio que perdia em audiência para outra rádio a NBC.
Welles causou propositalmente essa agitação nas cidades pois marcou o intervalo da rádio concorrente e começou com sua narração causando um efeito tão grande que nem ele mesmo esperava.
Foi considerado assim um dos momentos mais marcantes da história da comunicação de massa pois mostrou o quanto a mídia tem infuência sobre as pessoas que de uma forma ou outra foram manipuladas pelo plano genioso e ao mesmo tempo maldoso de Orson Welles.

Fontes: http://www.bokadoinferno.hpg.ig.com.br/romepeige/artigos/orson.html
http://www.planoaplano.com.br/diretores/welles.htm

Caroline Medina

Nenhum comentário: