quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ônibus 147

O documentario de José Padilha, “Onibus 174” narra a historia de Sandro do Nascimento mais conhecido como Mancha, característica que marcava seu rosto.
Sandro aos seis anos de idade viu sua mãe ser degolada, depois de um tempo com parentes foi morar na rua.
Em sua adolescência viveu o horror da chacina da Calendária no Rio de Janeiro, onde sete meninos e um jovem, todos moradores de rua, foram assassinados a tiros.
Sandro foi preso algumas vezes, mas fugiu em todas elas.
Na tarde de 12 de junho de 2000 Mancha subiu em um ônibus da linha 147 com o intuito de realizar um assalto, quando a Policia Militar intercepta o ônibus que ia pela rua Jardim Botânico.Ele carregava uma arma calibre 38 nas mãos.
Com essa situação Sandro se viu encurralado acreditando que sua única saida seria fazer pessoas de reféns, escolheu então dez pessoas entre elas Janaina Lopes Neves, 23 anos; e Geisa Firmo Gonçalves, 20 anos.
O sequestrador em desespero usou todas as formas para sair dessa historia em que havia entrado, resolveu então pedir aos policiais um motorista para dirigir o ônibus e armas, ameaçando matar seus reféns a partir das 18 horas se eles não o obedessessem.
Sandro usou Janaina como um escudo e obrigou a moça a repetir tudo o que ele mandava. Janaina escreveu varias frases usando um batom no vidro do ônibus, o tempo todo ele faz desafios aos policiais e apavora suas vitimas.
E entre ameaça, desespero e tentativa de acordo, havia também fotografos, reporteres, cinegrafistas e claro, os curiosos.Tudo estava sendo acompanhado pelo Brasil inteiro, atraves de radio, tv entre outros.
Sandro de alguma forma estava sendo a “celebridade’’ do momento, a mídia inteira estava voltada à ele, o que colaborou com que o sequestrador desse mais ênfase a sua história fazendo assim simulações de morte, o que fez com que os policiais pensassem até em invadir o ônibus.Tudo isso aconteceu por mais ou menos umas quatro horas.
Ás 18h50min, aconteceu o inesperado, Sandro resolveu descer do onibus carregando como escolta a Professora Geisa.
Quando os policias do Bope (Batalhão de Operações Especiais) perceberam que ele havia descido um deles agiu precipitadamente e com sua submetralhadora, ele tentou atirar em Sandro, que como um reflexo, percebeu a ação e de alguma forma quem levou o tiro foi Geisa.
Não se sabe ao certo se o tiro do policial acertou na moça ou se Sandro ao cair teve tempo suficiente para isso.
Sandro foi levado para o camburão e Geisa para uma ambulância.
Algum tempo depois Sandro e Geisa estavam mortos.
O documentario foi feito com imagens se emissoras de televisão e também gravações próprias mostrando todo o processo do sequestro como também a tragetória da vida de Sandro e depoimento de conhecidos, familiares e até policiais que participaram de toda a operação.

Caroline Medina

Nenhum comentário: